Saiba Mais Sobre o Plano De Saúde Empresarial

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

Você sabe os diferenciais e como contratar da melhor forma o plano de saúde para a saúde de seus colaboradores? Vamos lá que eu vou te ajudar!

Sem saúde, não conseguimos desempenhar um bom trabalho ou nem mesmo trabalhar, não é mesmo? A saúde é um fator primordial na vida de qualquer pessoa.

Na maioria das empresas, esse é um benefício incluso para seus colaboradores e pode ser um grande diferencial na retenção de talentos e valorização dos mesmos, tamanha a sua importância.

Não é atoa que ter um plano de saúde é o segundo maior desejo do brasileiro, atrás apenas da casa própria, segundo dados do IBGE de 2019.

Mas vamos lá, separamos um conteúdo incrível para você tirar todas as suas dúvidas!

O que é um plano de saúde coletivo?

É aquele que pode ser contratado por uma empresa, associação, sindicato ou conselho junto a operadora de planos de saúde, para que possa oferecer atendimento médico e odontológico para seus colaboradores ou até mesmo para seus dependentes. A contratação pode ser feita:

  • Planos por adesão: destinado a um grupo de uma organização/associação. Neste caso os responsáveis pelos custos é o próprio contratante.
  • Planos empresariais: oferecem a assistência daqueles colaboradores que estão vinculados aquela determinada empresa.

Como escolher o plano mais adequado para sua empresa e seus colaboradores?

Nesse caso, o vínculo empregatício é obrigatório para que o colaborador usufrua. É sempre muito indicado que a pessoa que vai contratar o plano de saúde empresarial conheça muito bem o quadro de funcionários, para que possa contratar o serviço mais adequado, uma vez que é necessário decidir entre benefícios diferentes para cargos diferentes.

Questionários e pesquisas feitas pelo RH podem ser uma ótima opção, pois ajudam a traçar os perfis que existem dentro da empresa, determinando assim as faixas etárias ou doenças crônicas que possam estar presentes por exemplo. Interessante também verificar se a empresa do plano de saúde está registrada na ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, acessando o site http://www.ans.gov.br.

Outra informação importante é checar qual a sua rede credenciada, ou seja, quais os profissionais de saúde cadastrados, clínicas, hospitais e laboratórios credenciados de acordo com cada plano, assim como a sua abrangência geográfica, sendo nacional, estadual, municipal, etc.

Quais são os tipos de coberturas?

A cobertura é um conjunto de procedimentos que existe dentro de cada plano, como exames, internações, consultas, tratamentos, etc. Nesse caso, aconselho fazer uma boa consultoria e identificar as coberturas de acordo com as necessidades dos colaboradores da empresa.

  • Plano Ambulatorial: prevê consultas, podendo ser em consultório ou ambulatório que não excedam 12 horas, por isso não cobre internação.
  • Plano Hospitalar:  apenas atendimentos durante a internação hospitalar
  • Plano Hospitalar Com Obstetrícia:  atendimento durante a internação hospitalar e procedimentos necessários em uma gravidez com o pré-natal, parto, pós parto e cuidados com o recém-nascido até que complete 1 mês de vida.
  • Plano Odontológico: o contrato é feito separadamente e cobre procedimentos odontológicos, como consultas, exames, cirurgias e emergências.

Como funciona a carência de um plano de saúde?

É um termo utilizado para o prazo estipulado para que o beneficiário possa utilizar os planos de saúde adquiridos.

Os prazos máximos de carência são: 24 horas (urgência emergência e partos emergenciais), 180 dias (consultas, exames, internações, cirurgias e parto feito até a 37 semana de gravidez) e 300 dias (parto feito a partir da 38 semana de gravidez).

O que é a coparticipação?

É uma forma de reduzir os custos sem alterar a rede credenciada, neste tipo de contratação, o colaborador paga parte do valor da consulta, procedimento realizado, com descontos direto da folha de pagamento. É uma opção bem interessante para pequenos negócios, que ainda não consegue oferecer um plano de saúde mais completo e até mesmo para um quadro de funcionários sem muitas comorbidades, necessitando de planos apenas para consultas de rotina ou emergências.

Como é feito o reajuste do plano de saúde?

Ao contrário do plano de saúde individual, o plano empresarial não tem reajuste regulado pela ANS. Os contratos empresariais com mais de 30 vidas têm seus índices de reajuste fixados mediante a negociação entre a empresa e a operadora, por isso é tão importante que você conheça bem as cláusulas do contrato e entenda bem como funcionarão os reajustes em cada caso.

Trabalhamos com as seguintes empresas, para oferecer o melhor plano para você e seus colaboradores:

  • Allianz Saúde;
  • Amil;
  • Bradesco;
  • GNDI;
  • MedGold;
  • Omint;
  • Premium;
  • Promed;
  • Seguros Unimed;
  • SulAmérica Saúde;
  • Unimed-BH e;
  • You Saúde.

Preocupe com o bem-estar da sua equipe e ganhe mais que funcionários dedicados. Ganhe grandes parceiros.

A ACOL Seguros tem uma equipe especializada em entregar o melhor plano de saúde para a sua empresa! Solicite uma cotação clicando aqui!

Leia também